quinta-feira, 10 de março de 2011

"A felicidade ...

...é algo como as borboletas. Se você as perseguir ou tentar caçá-las, elas só vão se espantar e voar para longe. Mas, se você passar a cuidar bem do seu jardim, uma hora elas virão e pousarão alí."
Foi mais ou menos isso o que eu me lembro do padre ter dito durante a homilia de uma Missa. Acho que já faz tempo, mas de alguma forma me marcou, talvez por isso eu me lembre tanto disso. Nunca tinha levado esse pensamento à sério, era mais como uma coisa que ficasse no subconsciente ou algo do tipo... O que seria ser feliz? Como se sabe quando alguém é realmente feliz? Quando ela está sempre rodeada de pessoas e ri o tempo todo? Não. Acho que não se trata disso. As pessoas sempre olham pra longe, para os sonhos mais distantes, quando pensam em quando serão realmente felizes. Talvez esses sonhos não estejam tão longe assim. Talvez seja uma questão de saber combinar tempo e esforço para alcançá-los. Só isso. Cuidar do nosso jardim com dedicação, nunca desistir de mantê-lo verde e florido, por mais que isso possa ser complicado... e aí sim, quando for a hora certa, será possível ver que nossos sonhos estavam bem mais próximos do que pensávamos.
Portanto, o que seria a felicidade? Acho que essa é uma resposta que se encontra em cada detalhe do nosso dia-a-dia. Sim, a felicidade está em cada gesto de simplicidade, em cada sorriso, no saber lidar com as mais diversas situações sem nunca desanimar. Isso pra mim é felicidade. Saber o valor de cada detalhe da nossa vida. Se sentir bem consigo mesmo, se sentir querido pelas pessoas ao redor por algo que você realmente é, sem farsas, sem intrigas. Pois superando cada dificuldade é que se pode chegar aonde queremos. Pois só cuidando bem do nosso jardim é que ele será local de repouso para as borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário